ATIVIDADES CURRICULARES

   O nosso currículo se baseia na ciência de que é através do brincar que as crianças mais aprendem, especialmente na primeira infância. O aprendizado requer pensamento ativo e experiências criativas para descobrir como as coisas funcionam, e para aprender sobre o mundo em que vivem.


Material pedagógico e Rotina

  • Músicas
  • Instrumentos de percussão
  • Brinquedos pedagógicos para estimulação
  • Fantoches
  • Jogos
  • Solário (banho de sol)
  • Atividade com música (som ou cantada)
  • Lanche
  • Banho
  • Sesta (cochilo)
  • Estimulação
  • Almoço / jantar
  • Banho
  • Soninho / hora da despedida

Atividades Desenvolvidas

Massagem Shantala

   É uma massagem de origem indiana própria para bebês. O objetivo maior dessa técnica milenar é ampliar os momentos de contato com a criança e fortalecer os vínculos afetivos, trabalhando a integração, troca de afeto e despertar a sua confiança. Ela relaxa e acalma, aliviando as cólicas e pressões de ventre e tem como característica fazer com que o bebê tenha lembranças dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que a envolvia enquanto feto, o massageava com pequenas contrações.


Atividades Lúdicas

   As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, à medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias. Para tanto os bebês terão acesso a materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas, tamanhos…, irão explorar livremente através dos seus sentidos: chupar, morder, olhar, manipular os brinquedos que lhe serão oferecidos em seu ambiente diário e vão brincar com o que mais conhecem, seu corpo.


Psicomotricidade

   A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Assim, são realizadas atividades de estimulação sensorial, visual, tátil, verbal e motora, incentivando o seu pleno desenvolvimento físico, emocional e social.